Um gênero musical, por pertencer ao campo das práticas sócio-culturais, estarárelacionado ao conjunto das condições objetivas e históricas que lhe dão significado. Por estarazão, é comum que, ao longo de seu trajeto, surjam algumas diferenças nos estilos deexpressão do próprio gênero musical, e isto também ocorreu com o rap. Ao percebermos quaisas questões que cada estilo aborda, com mais especificidade, é possível percebermos como ésimbolicamente interpretado o sujeito e o mundo, por cada um dos segmentos de classe quecompõe um universo social, especialmente o universo periférico.
Neste sentido, após se constituir enquanto gênero musical, percebe-se que o rapacabou se diversificando, propiciando o surgimento de uma gama de estilos, cada um com suaespecificidade. A incorporação de novas temáticas, novas abordagens e novas bases musicaisderam um novo fôlego ao rap, que se ramificou em diferentes estilos. Vejamos, a seguir, algunsdestes estilos, quais algumas aproximações e distanciamentos entre eles.
As relações que se estabelecem entre a abordagem temática, que se expressa maisconcretamente por meio das letras, e os elementos musicais, fazem parte dos pontosreferenciais que nos dão subsídios para identificarmos as diferenças dos estilos no rap. Deforma geral, podemos caracterizar o rap em seis estilos: rap político, rap gospel, rap romântico,gângster rap (gangasta rap), rap for fun e o rap unir grund.
Esta divisão de estilos demonstra que o rap não é um gênero musical que tenha seconstituído e se mantido em um padrão estético musical, pois se diversificou. Estadiversificação deve ser entendida como uma especificidade dialética, que propiciou seusurgimento, em um primeiro momento; posteriormente, esta dialética foi responsável peladiversidade estilísticas no rap. Por vezes, esta diversidade não é perceptível, mas está expressanas contradições e nos conflitos relacionados às condições objetivas de vida, bem como àsposições sociais, políticas, econômicas, culturais de seus articuladores, isto é, dos que sãoresponsáveis pelo surgimento do próprio rap e, mais tarde, da diversidade de estilos.
Vamos especificar, em linhas gerais, cada um dos estilos apontados, bem comoidentificar as relações entre as abordagens temáticas contidas nas letras e os elementosmusicais. Esta especificação se baseia no trabalho de Mariane Lemos Lourenço. É importante esclarecermos que não relacionamos estas duas características como sendo exclusivas de umestilo, uma vez que podem aparecer em outros estilos, embora suas intencionalidadesdependam das relações entre estas características e outros fatores. Estes outros fatores serãoabordados em um momento posterior; por enquanto, vamos ver os principais estilos do rap.
Rap político
: aborda o cotidiano das pessoas moradoras dos bairros mais simples,na sua maioria periféricos. A narrativa é construída em cima dos problemas enfrentados porestas pessoas, mas eles não se encerram apenas nos que ocorrem neste espaço, posto que estãomais diretamente ligados às pessoas, sendo eles a violência, a discriminação e a exclusão(social, econômica, política, cultural, educacional etc.). As abordagens procuram deixarevidentes as contradições geradas por estes problemas, tanto os que são vivenciados no espaçoperiférico, quanto os relacionados às pessoas que habitam este espaço. Aparecemquestionamentos sobre as dificuldades de se viver, nesta lógica violenta, discriminatória eexcludente. Uma das soluções apontadas para se quebrar esta lógica concerne ao papel e àparticipação do indivíduo. Entendendo que este é um ser político, por isso sua participação é defundamental importância para mudar os rumos de vida, individual e coletivamente falando. Oselementos musicais são tirados da
soul music e também de funks.
: aborda o cotidiano das pessoas moradoras dos bairros mais simples,na sua maioria periféricos. A narrativa é construída em cima dos problemas enfrentados porestas pessoas, mas eles não se encerram apenas nos que ocorrem neste espaço, posto que estãomais diretamente ligados às pessoas, sendo eles a violência, a discriminação e a exclusão(social, econômica, política, cultural, educacional etc.). As abordagens procuram deixarevidentes as contradições geradas por estes problemas, tanto os que são vivenciados no espaçoperiférico, quanto os relacionados às pessoas que habitam este espaço. Aparecemquestionamentos sobre as dificuldades de se viver, nesta lógica violenta, discriminatória eexcludente. Uma das soluções apontadas para se quebrar esta lógica concerne ao papel e àparticipação do indivíduo. Entendendo que este é um ser político, por isso sua participação é defundamental importância para mudar os rumos de vida, individual e coletivamente falando. Oselementos musicais são tirados da
soul music e também de funks.
Rap gospel
A abordagem é bem similar à do rap político; porém, aponta outro viéspara a solução dos problemas: a questão religiosa. Este estilo surgiu nas igrejas protestantes,fato que aproxima o rap à
soul music.
Nesta perspectiva, a solução dos problemas nãodependeria apenas do indivíduo, devendo-se contar com as bênçãos de Deus. No entanto, estarelação acaba privilegiando mais o aspecto pessoal e individual, do que o social, ou coletivo.Esta dimensão coletiva aparece, mas ela não se reporta a uma condição geral, já que, em últimainstância, a coletividade estaria mais relacionada ao aspecto de coerção social. Quanto aoselementos musicais, estes se aproximam da
soul music e dos espirituals
A abordagem é bem similar à do rap político; porém, aponta outro viéspara a solução dos problemas: a questão religiosa. Este estilo surgiu nas igrejas protestantes,fato que aproxima o rap à
soul music.
Nesta perspectiva, a solução dos problemas nãodependeria apenas do indivíduo, devendo-se contar com as bênçãos de Deus. No entanto, estarelação acaba privilegiando mais o aspecto pessoal e individual, do que o social, ou coletivo.Esta dimensão coletiva aparece, mas ela não se reporta a uma condição geral, já que, em últimainstância, a coletividade estaria mais relacionada ao aspecto de coerção social. Quanto aoselementos musicais, estes se aproximam da
soul music e dos espirituals
Rap romântico Não assume uma postura eminentemente política; as abordagenstemáticas estão mais centradas nas relações amorosas e afetivas dos indivíduos. Com isso,acaba por centrar as atenções nas questões sentimentais, deixando de lado os conflitos políticos.Os elementos musicais são baseados também na
soul music, com destaque para as bases mais românticas deste estilo.
soul music, com destaque para as bases mais românticas deste estilo.
Gangster rap, ou gangsta rap
aborda temática similar ao que é feito no rappolítico, dando destaque para as situações mais violentas, ou que envolvam a criminalidade.Existe um certo enaltecimento destas duas questões no gangster rap, fazendo apologia a umareciprocidade total, isto é, se a sociedade e as instituições utilizarem a violência,
seria “normal” retribuir da mesma forma; este princípio está próximo da reciprocidade do Código de Hamurabi, que apregoava a aplicação de uma pena proporcional à ofensa praticada peloagressor (infrator) à vítima. Isto, na tônica do gangsta rap, deve ser feito tanto à sociedadequanto às instituições que a representam. Os elementos musicais deste estilo também sebaseiam na
soul music e no funk, porém eles não se agrupam, de forma a dar mais consistênciaestética às letras, que têm uma denotação pesada, agressiva e disforme. A construção doselementos musicais se agrupa para compor o cenário da narrativa.
aborda temática similar ao que é feito no rappolítico, dando destaque para as situações mais violentas, ou que envolvam a criminalidade.Existe um certo enaltecimento destas duas questões no gangster rap, fazendo apologia a umareciprocidade total, isto é, se a sociedade e as instituições utilizarem a violência,
seria “normal” retribuir da mesma forma; este princípio está próximo da reciprocidade do Código de Hamurabi, que apregoava a aplicação de uma pena proporcional à ofensa praticada peloagressor (infrator) à vítima. Isto, na tônica do gangsta rap, deve ser feito tanto à sociedadequanto às instituições que a representam. Os elementos musicais deste estilo também sebaseiam na
soul music e no funk, porém eles não se agrupam, de forma a dar mais consistênciaestética às letras, que têm uma denotação pesada, agressiva e disforme. A construção doselementos musicais se agrupa para compor o cenário da narrativa.
Rap for fun
A abordagem temática deste estilo se relaciona aos divertimentos, aoentretenimento. Não há uma postura de engajamento, tanto político, social, econômico oureligioso.
A abordagem temática deste estilo se relaciona aos divertimentos, aoentretenimento. Não há uma postura de engajamento, tanto político, social, econômico oureligioso.
Rap under grund
Este estilo conjuga as abordagens temáticas do rap político com
os elementos musicais “pesados” do gangsta rap. São avessos à mídia tradicional, isto é, àmídia comercial, preferindo os chamados “circuitos alternativos”, os lugares menos badalados
pelo grande público. Muitas vezes, este estilo é confundido com o gangsta rap, devido aoselementos musicais que apresenta.
Este estilo conjuga as abordagens temáticas do rap político com
os elementos musicais “pesados” do gangsta rap. São avessos à mídia tradicional, isto é, àmídia comercial, preferindo os chamados “circuitos alternativos”, os lugares menos badalados
pelo grande público. Muitas vezes, este estilo é confundido com o gangsta rap, devido aoselementos musicais que apresenta.
Vimos que caracterizar um estilo, dentro do rap, não é tarefa fácil, pois tanto aabordagem temática, principalmente as letras e seus temas, quanto aos elementos musicais, são muito próximos, podendo até mesmo estar presentes em mais de um estilo. Para auxiliar nesta tarefa de enquadramento, um outro fator deve ser levado em consideração: no movimento hip hop este fator é conhecido como Atitude, e está relacionado à postura dos integrantes dosgrupos de rap em relação às abordagens temáticas contidas em suas músicas